Cirugias Realizadas
Conheça a Clínica
Doenças
Dúvida Freqüentes
Endoscopia
Fale com o Médico
   
   
 


Doença diverticular | Gastrite | Duodenite |Úlcera gástrica
Úlcera duodenal | Varizes de esôfago | Colelitíase
Hemorragia digestiva alta e baixa | Diverticulite aguda
Doença de Crohn | Retocolite ulcerativa idiopática

Hemorragia Digestiva Alta e Baixa

 

 

A hemorragia digestiva é a perda de sangue proveniente do sistema digestivo. É bastante freqüente e pode ocorrer através de vômitos (Hemorragia Digestiva Alta) ou da evacuação (Hemorragia Digestiva Baixa). Hemorragia Digestiva alta (HDA) é a que se origina em qualquer ponto do tubo digestivo desde a faringe até o ângulo de Treitz. Sua incidência nos pacientes hospitalizados é de 0,1%, com índice de mortalidade de 10%.
Na 3ª idade as causas mais freqüentes de hemorragia digestiva são os tumores digestivos: carcinoma de cólon principalmente. As úlceras (gástrica ou duodenal) e a gastrite também são causas que sempre devem ser lembradas.
A queda de pressão arterial é a resposta do organismo à hemorragia e inicialmente se manifesta quando há mudança da posição deitada para sentada ou em pé. Ocorrem tonturas e aumenta o risco de acidente vascular cerebral pela diminuição do fluxo sangüíneo para o cérebro. Nos casos de perda de sangue continuada, mas oculta e assintomática o sistema circulatório se adapta a situação, mas surge a anemia com suas conseqüências. O objetivo diagnóstico é identificar com rapidez o local de sangramento o que não é sempre fácil.

Causas
As lesões gastroduodenais agudas e crônicas são a etiologia mais comum de Hemorragia Digestiva Alta e ocorrem em mais de metade dos casos, seguidas pelas varizes de esôfago.
 
   

s
© Copyright 2006 - Todos os direitos reservados a www.igcfoz.com.br